ATENÇÃO JUIZ DE FORA: PF prende 44 pessoas acusadas de fraude no Fundo de Participação dos Municípios - 09/04/2008 - UOL Últimas Notícias
Estaria preso o Prefeito de Juiz de Fora
PF prende 44 pessoas acusadas de fraude no Fundo de Participação dos Municípios - 09/04/2008 - UOL Últimas Notícias
09/04/2008 - 10h58
PF prende 44 pessoas acusadas de fraude no Fundo de Participação dos Municípios
Da redação
Em São Paulo
A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (9), como parte Operação Pasárgada, 44 pessoas acusadas de envolvimento em um esquema de liberação irregular de verbas do Fundo de Participação dos Municípios - FPM com prejuízo para os cofres públicos que pode ultrapassar R$ 200 milhões.
Entre os presos estão os prefeitos das cidades mineiras de Juiz de Fora, Almenara, Conselheiro Lafaiete, Timóteo, Divinópolis, Ervália, Minas Novas, Salto da Divisa, Medina e dos municípios baianos de Sobradinho e Itabela. Além disso, um juiz federal, nove advogados, quatro procuradores, quatro funcionários do Judiciário, um gerente da Caixa um lobista também foram detidos.
Até o fim do dia, os policiais devem cumprir 100 mandados de busca e apreensão, além de outros 50 mandados de prisão em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal.
A investigação iniciada há oito meses descobriu que a partir de decisões judiciais negociadas, a verba federal do FPM era repassada a municípios em débito com o INSS. Além disso, os prefeitos contratavam, sem licitação, um escritório de advocacia, que oferecia indevidas vantagens a juízes e servidores da Justiça para obter decisões favoráveis e posteriormente repartia seus honorários com os prefeitos.
Comentários