sábado, 7 de janeiro de 2023

SINDICATO DOS MÉDICOS DE JUIZ DE FORA AGUARDA REUNIÃO COM PREFEITURA PARA TRATAR DA SITUAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA NO SUS

 A atenção básica é fundamental para o funcionamento do SUS. 

Em Juiz de Fora temos tido dificuldades que se agravam a cada ano. O médico de família e comunidade, profissional decisivo para o funcionamento da atenção básica, é extremamente desvalorizado. Trabalha oito horas diárias e se aposenta com metade do salário. E o salário do médico é inferior ao do técnico de nível superior.

Em decorrência dessas injustiças, a rotatividade de mão de obra é grande e muitas vagas são preenchidas por contratos temporários, nem sempre renovados, porque o profissional procura um trabalho que lhe dê mais reconhecimento.

Essa história vem de longa data e repercute negativamente no funcionamento do SUS local.

Há sete meses uma pauta foi apresentada para corrigir essas graves distorções e as negociações seguem com a Prefeitura de Juiz de Fora. Em que pese a aparente boa vontade dos secretários, nenhuma medida concreta foi adotada.

O Sindicato dos Médicos espera nova rodada de negociações e uma paralisação não está descartada, diante da impressão que o assunto não vem sendo tratado com a merecida seriedade pela administração municipal.

Apenas esperamos que as negociações sigam até um bom resultado.

Médicos da Prefeitura de Juiz de Fora são órfãos abandonados do serviço público municipal

  Todas as pesquisas de opinião apontam que a saúde é uma preocupação importante da população, mas em Juiz de Fora médicos são os órfãos do ...