terça-feira, 27 de outubro de 2020

Governo Federal retém recursos que deveriam ser aplicados no SUS, para o bem estar de todos os brasileiros

Matéria no jornal “Valor Econômico” fala sobre as dificuldades do SUS, em especial quando à distribuição de medicamentos. A oferta de medicamentos é desatualizada e nem sempre supre a demanda. 


“O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a todos os brasileiros acesso gratuito a tratamentos e medicamentos, mas na prática não é o que acontece, por muitas razões. A principal delas é a falta de recursos para o financiamento do próprio SUS, somada à desatualização das listas oficiais de medicamentos oferecidos, à burocracia excessiva e a uma gestão ineficiente.”


https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2020/10/26/falha-na-oferta-de-medicamentos-acentua-desigualdades.ghtml


O Conselho Nacional de Saúde também tem relato essas dificuldades, cumprindo o papel que lhe cabe. 


O CNS, Conselho Nacional de Saúde, constatou que em diversas áreas o financiamento do SUS pelo governo federal foi considerado inaceitável, intolerável ou inadequado. Em muitas situações o governo não repassou a verba que deveria ser repassada a setores importantes da saúde. 


Pessoas ficarão desassistidas diante dessa postura negligente do governo Bolsonaro diante das demandas da saúde pública. E, percebam, o governo está fazendo isso durante uma pandemia que causou uma crise sanitária. 


A matéria pode ser lida no próprio site do CNS - 

http://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/1430-cns-considera-inadequado-intoleravel-e-inaceitavel-areas-de-financiamento-do-sus-no-primeiro-quadrimestre-de-2020


“Cumprindo seu papel constitucional de fiscalização e monitoramento das contas do Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) apresentou nesta sexta (23/10), durante sua 65ª Reunião Extraordinária, as contas do Sistema Único de Saúde (SUS) até 30 de abril de 2020. O encontro ocorreu virtualmente, na presença de conselheiros e gestores do MS. A Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin), do CNS, indicou medidas corretivas em diversas áreas onde o financiamento foi considerado inadequado, intolerável e inaceitável.”


“Na classificação “inaceitável” estão diversas áreas como Ações de Vigilância Epidemiológica, em que foram empenhados apenas 8,62% (R$ 16,1 milhões); e Reaparelhamento de Unidades do SUS, onde foi pago apenas 0,08% (R$ 80,8 mil), dentre outras. O Relatório mostra ainda que o Programa de Estruturação de Saúde da Família (Proesf), por exemplo, teve zero reais de empenho e zero reais liquidados, mesmo com um orçamento previsto para ser aplicado.”

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo