O SUS merece mais do que o governo e o Congresso estão distribuindo para a saúde em 2020. Querem achatar os gastos públicos em saúde, mesmo todo mundo sabendo que em 2021 viveremos o pós-pandemia, com o aparecimento de toda uma demanda reprimida e, ainda, com a COVID presente. A soma de legalismo covarde e desprezo pelo serviço público de saúde será catastrófica. O SUS não precisa que governantes, congressistas, magistrados lhes teçam elogiosos da boca para fora. Precisa de recursos para manter o povo brasileiro vivo. Por isso convidamos a todos para assinar essa petição.
Estejamos atentos. A população será muito prejudicada com a diminuição de recursos para o SUS. “Assim, precisamos:
Garantir que o PLDO 2021 contemple para o Ministério da Saúde um piso emergencial enquanto um orçamento mínimo no valor de R$ 168,7 bilhões (correspondente ao montante da Lei Orçamentária Anual [LOA] 2020 adicionados os créditos extraordinários e as variações anuais do IPCA, de 2,13%, e da população idosa, de 3,8%).
Revogar a EC 95/2016 para implementar uma outra regra de controle das contas públicas que não fragilize as políticas sociais e traga prejuízos para a população, principalmente para a saúde pública.
Sem Saúde não há economia. O SUS garantiu o 2020 e merece mais em 2021!”
Comentários