terça-feira, 20 de maio de 2008

MÉDICOS E REPRESENTANTES DOS MUNICÍPIOS IRÃO AO CONGRESSO PRESSIONAR PELO FINANCIAMENTO DA SAÚDE.

Está no Portal Médico a notícia: médicos, representantes dos municípios brasileiros e de entidades que representam usuários de serviços de saúde, irão ao Congresso Nacional para pressionar pela aprovação da emenda EC-29, que garante o financiamento da saúde. Atualmente o governo federal gasta mais dinheiro com pagamento de juros do que com financiamento da saúde. Os resultados disso já são conhecidos. A aprovação da EC-29 levará a questão à sanção do Presidente Lula. Esse passo é tido como importantíssimo, para resguardar a saúde do povo brasileiro, antes que chegue outra epidemia. Leia a matéria:

Por:Vevila Junqueira em:15/5/2008 Seção:Geral

Médicos se mobilizam para aprovação da lei que regulamenta o financiamento da saúde – EC29


     Membros da Comissão Nacional Pró-SUS reuniram-se nesta quinta-feira (15), na sede do Conselho Federal de Medicina, e decidiram reforçar a mobilização e a pressão sobre os deputados federais pela aprovação da Emenda Constitucional 29, a chamada Emenda da Saúde (PLP 306/2008).
     
     O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite do dia 14 de maio, um requerimento de urgência para a matéria e a expectativa é de que ela entre na pauta dia 28 de maio, ocasião em que as entidades médicas e lideranças municipais, estaduais e federais farão uma concentração no Congresso (dias 27 e 28), dando seguimento ao processo de pressão sobre os parlamentares. Está previsto o comparecimento de representantes de entidades médicas, Conselho Nacional de Saúde, Frente Parlamentar da Saúde e lideranças políticas.
     
     De acordo com o coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS, Geraldo Guedes, ficou decidido ainda solicitar audiência com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e gestores da saúde estaduais e municipais em torno da pauta específica do movimento: um serviço público eficiente na área da saúde, com gestão competente e financiamento adequado; melhor estrutura, para melhor atendimento; reajuste nos honorários da tabela SUS, com a adoção da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM); carreira de Estado e implantação de Plano de Cargos e Salários para os médicos atuantes no SUS; e salário mínimo profissional de R$ 7.503,18 por 20 horas de trabalho.
     
     Essas reivindicações já foram tornadas públicas e formalizadas através de um documento encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva; ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão; e às lideranças políticas do Congresso.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo