terça-feira, 11 de março de 2008

SERVIÇOS MÉDICOS SÃO OFERECIDOS POR POLÍTICOS COMO ATRATIVO PARA ELEITORES


Nas cidades do interior e mesmo em capitais, serviços médicos são distribuídos como favores clientelistas de políticos. Não obstante buscarem, por esse meio, o favor dos eleitores, eles não reconhecem o valor da saúde, dos cuidadores e das pessoas que são cuidadas.

É importante que os médicos que atuam no serviço público tomem consciência da importância política da tarefa que exercem. Isso é uma arma importante pela luta para que o valor do trabalho médico seja reconhecido no serviço público. Só assim poderá haver uma efetiva valorização do SUS


Sent: Tuesday, March 11, 2008 1:28 PM

Subject: [IMPRENSA-Câmara Municipal de Ubá] Vereador denuncia distribuição de consultas na prefeitura




Vereador denuncia distribuição de consultas na prefeitura



 


O Vereador Jorge da Kombi (PV) revelou em plenário, que foi ao Secretário Municipal de Saúde, Dr. Munir Jacob, e ao Ouvidor Municipal de Saúde, Eduardo Navarro, para questioná-los quanto à distribuição de fichas de consultas médicas no prédio da prefeitura.


Desde a criação do Programa de Saúde da Família (PSF) em 1998, boa parte das consultas especializadas são agendadas pelos agentes comunitários nas unidades e parte na policlínica regional, para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que moram em áreas que o programa não cobre.


“Se o usuário tiver um amigo que é cabo eleitoral ou pré-candidato a vereador a consulta sai bem mais rápido”, disse Jorge da Kombi. O Vereador Claudio Ponciano (PT) afirmou que quem faz a distribuição das fichas de consulta é o Chefe da Divisão de Serviços Gerais, Márcio Calçado. E o Vereador Jorge completou: “Eu mesmo peguei quatro fichas lá”, revelou.


Segundo a Vereadora Rosângela Alfenas (PSDB), o Hospital Santa Isabel (onde é diretora) possui médicos especializados para alguns tipos de consultas que não vêem sendo utilizadas pelo município. “O hospital paga esses profissionais, mas a demanda é muito baixa. Os PSF’s não encaminham as consultas”, afirmou.


Os vereadores vão aguardar que o secretário se pronuncie sobre este fato para tomar as providências cabíveis

Nenhum comentário:

Médicos da Prefeitura de Juiz de Fora são órfãos abandonados do serviço público municipal

  Todas as pesquisas de opinião apontam que a saúde é uma preocupação importante da população, mas em Juiz de Fora médicos são os órfãos do ...