JUIZ DE FORA - CRISE NO SUS: SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS MUNICIPALIZADOS MAIS UMA VEZ SEM COMPLEMENTAÇÃO
Chegamos a 21 de agosto e a complementação salarial devida aos servidores estaduais municipalizados não foi paga.
É importante deixar claro para a senhora secretária municipal de saúde e para aadministração municipal que esse atraso é visto pelos trabalhadores do setor público como motivo deindignação, desalento e revolta. O atraso é falta de respeito e de consideração.
A data do dia 20 foi acertada em comum acordo entre as partes, não tendo sido estabelecida de formaaleatória ou arbitrária, portanto há muito descaso em seu não cumprimento.
Não é a primeira vez que essa surpresa desagradável vitima os servidores estaduais, portanto já houve tempo para estudos e providências que corrigissem essa distorção.
É do conhecimento de todos que o governo estadual tem atrasado e parcelado o pagamento dos servidores públicos estaduais, o que torna esse não pagamento pela prefeitura ainda pior. Trata-se de um recursonecessário à subsistência dos servidores e esses atrasos acarretam aborrecimentos, juros, multas, pagamentos atrasados a terceiros.
A participação dos servidores públicos estaduais municipalizados têm sido importante, até o momento, no funcionamento do SUS local, em especial garantindo o funcionamento de especialidades médicas para as quais a prefeitura não consegue atrair e fixar profissionais, usando mão de obra precária e de alta rotatividade, em detrimento dos usuários.
Mais uma vez e antes de qualquer medida mais drástica o sindicato dos médicos vem deixar claro o seu protesto e esperar providências robustas e sérias dos atuais ocupantes da administração municipal.
Comentários