Médicos de PE anunciam paralisação em hospitais públicos na terça-feira
Categoria é contra medida anunciada por Dilma sobre médicos estrangeiros. Secretaria Estadual de Saúde afirma que não foi informada oficialmente,
24/06/2013 12h01 - Atualizado em 24/06/2013 12h01
Do G1 PE
Os médicos de hospitais federais, municipais e estaduais em Pernambuco anunciam uma paralisação das atividades nas principais unidades públicas do estado nesta terça-feira (25), por 24 horas, como forma de protesto contra a medida anunciada pela presidente Dilma Rousseff de trazer profissionais estrangeiros para atuar nas cidades do interior. Serviços de emergência e urgência, chamados do Samu e atendimento aos pacientes internados devem continuar sem interrupções de acordo com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe).
Pessoas que tiverem consultas e cirurgias programadas para esta terça em alguma unidade de saúde pública terão os encontros reagendados, sob responsabilidade de cada hospital. O Simepe orienta a população a procurar os postos de saúde, policlínicas e hospitais que frequentam para saber como remarcar os procedimentos.
De acordo como presidente do sindicato, Mário Jorge, a categoria não é contra a entrada de médicos estrangeiros no país, e sim contra a proposta da presidente, que não esclarece se os profissionais trazidos vão se submeter a avaliação de currículo e competências. Mais de 4 mil médicos no estado foram notificados e uma assembleia geral extraordinária está marcada para as 14h de terça-feira, no auditório do Memorial da Medicina de Pernambuco, Rua Amaury de Medeiros, nº 206, bairro do Derby, área central do Recife .
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) demonstrou apoio o movimento do Simepe e, em seu pronunciamento publicado no site oficial sobre o discurso da presidente da república, também discorda das medidas que serão adotadas pelo governo federal sobre o intercâmbio dos profissionais estrangeiros. O conselho também afirma que não vai habilitar nenhum médico estrangeiro sem a devida avaliação de competência e fluência em língua portuguesa.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco afirmou não ter sido notificada oficialmente do movimento e não tem nenhum plano para suprir as consultas já agendadas.
Enviado do meu BlackBerry® da TIM
Comentários