Propostas
Em defesa da ciência, do ensino e do trabalho médico de qualidade!
A Chapa 2 – Minas Muda CFM, dos professores Unaí Tupinambás e Karine Zanini, defende a medicina ancorada firmemente na ciência, fortalecendo a ética na prática profissional e reafirmando princípios e valores que garantam condutas legais e justas, além do compromisso com a dignidade humana.
Defesa do direito à saúde
Garantir a saúde como direito fundamental baseado em políticas de proteção social e garantia de acesso às melhores práticas.
Independência institucional
Independência e autonomia do CFM em relação a partidos políticos e governos.
Fóruns de Políticas Públicas
Participação ativa em fóruns deliberativos de implementação de políticas públicas, assumindo protagonismo nos debates sobre políticas públicas de saúde, com uma postura baseada nas melhores evidências científicas, éticas e de dignidade, visando o aprimoramento da saúde individual e coletiva.
Representatividade
Retomar a representação da entidade no Conselho Nacional de Saúde e em outros espaços de participação social de forma a contribuir na formulação de políticas públicas e na defesa do SUS gratuito, de responsabilidade do Estado e com universalidade, integralidade e participação social.
Revalida
Defender a obrigatoriedade da revalidação de diplomas para profissionais formados no exterior, garantindo aprimoramento e rigor de sua metodologia, assim como a oferta adequada das edições do exame.
Condições de trabalho
Defender condições de trabalho e prestação de serviço que permitam as melhores práticas médicas e a assistência adequada.
Relações institucionais
Estabelecer relações de parceria e cooperação com entidades representativas da categoria médica.
Debates ampliados
Viabilizar, com a categoria médica e com instituições científicas da saúde coletiva e da bioética, amplos debates sobre temas polêmicos e sensíveis.
Transparência financeira e administrativa
Garantir publicidade do balanço financeiro e do relatório anual da entidade.
Direitos sociais e humanos
Defender a garantia dos direitos civis e sociais fundamentais e combater todos os tipos de discriminação e preconceito, especialmente em relação às mulheres, minorias sociais, pessoas em sofrimento mental e populações economicamente desprivilegiadas.
Defesa de prerrogativas médicas
Atuar na defesa dos atos privativos dos médicos, denunciando o exercício ilegal da medicina, as más práticas, e atuando sempre em defesa dos pacientes, da Medicina e dos bons profissionais.
Entidades de saúde
Intensificar a fiscalização de empresas, instituições e entidades que prestam ou intermedeiam serviços de saúde, através de seus médicos responsáveis técnicos, defendendo condições adequadas de trabalho e assistência.
Vigilância sobre propaganda médica
Orientar e fiscalizar a publicidade e a propaganda médica, promovendo a prática médica responsável, a educação e a habilidade em comunicação em saúde.
Disseminação de literatura sobre ética
Estimular a produção e a divulgação de conteúdos em ética médica e bioética.
Promoção de eventos de educação continuada
Apoiar e promover eventos e atividade de educação continuada; promoção de boas práticas e ética médica.
Ensino médico
Contribuir para o aperfeiçoamento contínuo dos currículos médicos; atuar contra a abertura indiscriminada de Escolas Médicas.
Acesso universal a informações científicas
Buscar que todos os médicos tenham acesso irrestrito às informações científicas essenciais para qualificar suas práticas.
Uso avançado de tecnologias
Participar da formulação e da promoção de iniciativas para o melhor uso das tecnologias na Medicina e nas atividades dos Conselhos de Medicina. Promover a adequada regulação de novas tecnologias, como telemedicina, assegurando que a prática médica esteja alinhada com as melhores evidências e com a defesa da dignidade humana.
Residências médicas
Contribuir para o aumento do número de vagas em programas de residência médica, compreendida como o melhor instrumento de especialização médica com garantia de qualidade.
Pesquisa ética
Apoiar o aprimoramento da ética em pesquisa médica, reforçando a defesa do participante e o direito de todas e todos ao acesso universal aos produtos que se mostrarem seguros e efetivos.
Informações confiáveis
Participar do combate à disseminação de informações falsas ou inadequadas relacionadas à saúde.
CODAME
Intensificar as atividades da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME), com o envolvimento de representantes da sociedade civil.
Escolas Médicas
Abertura de novas escolas apenas se forem asseguradas as condições adequadas de formação, com envolvimento dos serviços de saúde locais e professores qualificados.
Comentários