terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dia do Médico tem que ser dia de luta.

TELEGRAMA SINDICAL - 19/10/2010 - 19:00

===============================================

Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora e Zona da Mata-MG
s
===============================================

DIA DO MÉDICO - POUCA LEMBRANÇA, POUCA HOMENAGEM E UM DIAGNÓSTICO NECESSÁRIO

===============================================

Movimento médico pelo Brasil no "Dia do Médico".


Nenhum candidato a presidência dedicou nenhum segundo do seu programa eleitoral para saudar o dia do médico. Isso prova que apesar de inegáveis avanços a categoria não pode ainda descançar em berço esplêndido.

Contudo, o dia do Médico não passou em branco. Atos públicos, greves no setor privado e pedidos de demissão no serviço público marcaram a data. Algumas conquistas e uma grande lição: a luta está apenas começando. Há muito o que se dedicar, mobilizar, crescer, aparecer e brigar para que o médico seja visto com respeito e construa a sua dignidade diante de Prefeituras, governos estaduais, governo federal e planos de saúde.

Em Recife entidades médicas organizam atos públicos e prestação de serviços gratuitos à população. Em Camaragibe, onde os médicos municipais ganham salários juizforanos, a categoria entregou cartas de demissão em massa, depois que a justiça comum interviu no movimento trabalhista e proibiu a greve. Em São Paulo, anestesistas liderados pela sociedade de especialidade paralisarão serviços a planos de saúde e convênios, mantendo apenas as emergências.


=============================================


Médicos de Camaragibe pedem demissão em massa



Liminar obriga médicos de Camaragibe a retomar atividades


Médicos de Camaragibe em greve nesta segunda


Médicos de Camaragibe realizam carreata e enterro simbólico do prefeito.

Médicos de Camaragibe oficializam pedidos de demissões na segunda- feira




Confirmado. Depois de duas horas de debates e avaliações, os médicos que trabalham na rede municipal de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, ratificaram por unanimidade em assembleia geral nesta quarta-feira (13), a entrega dos seus cargos à Prefeitura. A oficialização das demissões começará na segunda-feira, 18, data comemorativa ao Dia do Médico, às 9h, no prédio do poder executivo municipal.



De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Silvio Rodrigues, o dia do médico será bastante significativo para categoria. Além das ações de cidadania e saúde que serão realizadas pelas entidades médicas no Parque da Jaqueira e no 2º Jardim de Boa Viagem, no Recife, os médicos de Camaragibe decidiram por exercer o seu legítimo direito de cidadania e resolveram não mais trabalhar no município. foram entregues ao

“Os médicos de Camaragibe estão mobilizados e, ao mesmo tempo, indignados com a postura equivocada do prefeito João Lemos, que é médico, no entanto, trata o movimento da categoria há dez meses com desrespeito, arrogância e descaso”, frisou. Ele afirmou que a luta dos médicos se confunde com a luta da população por melhores condições de saúde, reduzindo através do acesso universal a saúde, as desigualdades sociais. “Temos que agir nos nossos locais de trabalho exigindo, outra realidade no modelo e nas condições estruturais”, ressaltou.



O presidente do Simepe enfatizou que o prefeito João Lemos não quer atender aos médicos em relação às condições de trabalho, equiparação salarial com o estado e outros municípios, criação da carreira médica e implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos. Até ontem (14), 35 pedidos de demissões foram entregues ao Simepe.

==============================================




Médicos garantem que serviços de emergência não serão prejudicados




A Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp) convocou nesta quinta-feira (14) os anestesistas do Estado para interromperem seus trabalhos no próximo dia 21. A entidade lançou também uma ampla campanha publicitária pela valorização do médico anestesista. A Saesp pretende chamar a atenção para o baixo repasse dos convênios e operadoras de saúde aos anestesistas.



Segundo o presidente da entidade, Desiré Callegari, apesar de os planos de saúde terem aumento de cerca de 140% nos últimos 11 anos, os anestesistas receberam apenas 60% de aumento dos repasses no período.
A manifestação pretende ainda chamar atenção para a falta de equipamentos adequados para os procedimentos de anestesia em alguns hospitais.

- O anestesista é uma classe que está, aos poucos, se retraindo. Não compensa hoje você se expor tanto em seu procedimento. Quando você faz uma anestesia, você está se expondo do ponto de vista ético e legal. Se você não realizar a contento, existe complicações que podem induzir ao erro médico.



Segundo a Saesp, um médico anestesista recebe hoje R$ 105,00 dos convênios médicos para fazer uma cesariana. Se o processo fosse particular, o valor seria, em média, em torno de R$ 1,5 mil.

A paralisação dos anestesistas não vai afetar, segundo a Saesp, as operações de urgência e emergência.



Autor: Agência Brasil
Fonte: R7 Notícia

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo