quarta-feira, 27 de junho de 2012

Fax 27.06.12 Médicos conquistam vitória em MG


Fax Sindical

27 de junho de 2012

................................................................................................................................................................................................

Presidente do Sindicato se reúne com promotora da saúde e Assembléia Legislativa aprova reestruturação da carreira dos médicos estaduais. Em Juiz de Fora prossegue a mobilizam e luta dos médicos da prefeitura.

................................................................................................................................................................................................

*** Foi aprovado em 27 de junho, em primeiro turno, pela Assembléia Legislativa de Minas, o PL 2745/2011, que cria a carreira dos médicos estaduais, que antes eram denominados analistas de saúde. Trata-se de uma importante vitória para a classe médica.

*** No âmbito da administração pública federal, a mobilização da categoria profissional contra a MP 568/2012 fez o governo reestruturar a carreira. Os médicos federais mantém a conquista histórica da carga horária de 20 horas semanais, sem perda salarial.

*** Na Juiz de Fora, dominada por Custódio Mattos, a situação dos médicos é lastimável. O prefeito nunca recebeu a representação sindical dos médicos (até a presente data, que já se situa nos últimos dias do seu mandato). Um médico na Prefeitura de Juiz de Fora ganha menos que os três salários mínimos preconizados na Lei Federal 3999/1961. De acordo com o decreto 7655, de 23 de dezembro de 2011, assinado pela presidente Dilma, o salário mínimo é de 622 reais. O salário mínimo profissional portanto é de R$ 1.866. A Prefeitura de Juiz de Fora paga, a um profissional especialista, em início de carreira, mil e trezentos reais, considerando os descontos tributários e previdenciários. Além disso o médico municipal recebe menos 25 % que o nível superior. Diferente do que ocorre na administração estadual e federal.

*** Apesar de tanta injustiça, ainda existe um vereador médico que fica convidando profissionais dessa classe tão prejudicada para reuniõezinhas de apoio ao Custódio. Desculpem-nos a franqueza, mas cabe ,a cada médico, dizer a esse cidadão que tem vergonha na cara e, por isso, não vai participar de nada que diga respeito a esse prefeito em fim de mandato e que tanto prejudicou os médicos.

*** Reuniu-se hoje o Dr. Gilson, presidente do Sindicato dos Médicos, com a nova promotora de justiça encarregada dos assuntos da saúde. Na reunião foram tratados assuntos de interesse da categoria, em meio a um dos piores momentos do SUS nessa cidade. Além de não dialogar com os médicos, o prefeito não tem políticas públicas para a saúde, o que tem trazido prejuízos à população usuária do SUS. E, para piorar a situação, Custódio começou a precarizar a saúde pública e não faz concursos públicos.

A SAÚDE EXIGE RESPEITO

*** Lembramos a todos da próxima assembléia do Sindicato dos Médicos, dia 03 de julho, 19 horas e 30 minutos, na Sociedade de Medicina. A Assembléia será aberta a todos os profissionais de saúde da prefeitura e também aos municipalizados. A luta vai continuar  até que a prefeitura tenha a responsabilidade de fazer propostas sérias para a saúde. Pedimos a todos os médicos da prefeitura que mobilizem colegas e divulguem a assembléia. Estará em votação a greve de advertência exigindo do prefeito respeito com a saúde pública e com todos os que nela trabalham. O indicativo de greve está de pé.

Ajude a divulgar o Fax Sindical

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo