sábado, 12 de julho de 2008

MINISTÉRIO DA SAÚDE ACUSADO DE OMITIR EPIDEMIA DE FEBRE AMARELA.

FAX SINDICAL
MÉDICOS ACUSAM MINISTRO DA SAÚDE DE OMISSÃO GRAVE.
Posted 11 -Julho- 2008
Filed under: Ciência, Congresso Nacional, Eleições, FENAM, Governo Federal, Hospital, José Gomes Temporão, Lula, Ministério da Saúde, Política, Presidente Lula, SUS, administração pública, epidemia, médicos, saúde pública, serviço público, unidade de saúde |
* Comments(0)

A notícia está na Folha de S. Paulo, de hoje. Dois médicos que ocuparam cargos de chefia no Ministério da Saúde, José Ricardo Pio Marins e Rosely Cerqueira, acusam o ministro Temporão e dois funcionários de serem anti-éticos. Roseli diz que foi afastada devido a divergências na cúpula do Ministério. Eles pedem uma avaliação externa quanto à eficácia da vacina produzida pela FIOCRUZ, bem como acusam o Governo Federal de omitir a realidade sobre uma verdadeira epidemia de febre amarela no Brasil.

O nosso blog, Fax Sindical, já publicou post sobre a fragilidade política do Ministro Temporão, devido a conflitos com setores religiosos, fracassos de algumas políticas públicas na área de Saúde (ex.: Saúde Mental) e relacionamento difícil com o partido que deu margem a sua indicação: o PMDB. . O seu padrinho político, o Governador Sérgio Cabral, também não está em seus melhores dias, achando-se desgastado politicamente, pela ampliação descontrolada da violência urbana no Rio de Janeiro e pelo desgaste de suas alianças (abandonou no meio do caminho o petista Alessandro Molon, a quem havia comprometido apoio, para lançar outra candidatura). Além do evidente fracasso das políticas de saúde no Rio de Janeiro (inclusive epidemia de dengue e estado falimentar de serviços de urgência e emergência). Diante disso, a denúncia dessa grave omissão quanto ao problema da febre amarela vem agravar a situação do Ministro, colocado diante de uma acusação robusta e bastante concreta de incapacidade para lidar com os negócios públicos da saúde.

Diz a notícia da Folha (11/07/2008 - 08h26 - Médicos acusam Ministério da Saúde de omitir epidemia ):

“O ex-coordenador de Doenças Transmissíveis, José Ricardo Pio Marins, que deixou a pasta em junho, protocolou na Procuradoria-Geral da República e no Conselho Federal de Medicina uma representação, revelada pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, acusando o ministro José Gomes Temporão e dois funcionários de serem antiéticos.”

A ex-coordenadora de vigilância de doenças transmitidas por vetores, Rosely Cerqueira, também diz que foi afastada após divergências. “Estou no ministério há nove anos, vivenciei epidemias [em Estados] e sempre chamamos de epidemia. Neste ano, não.”

A Folha também divulga que o Ministério da Saúde divulgou nota oficial na qual sustenta a sua versão dos fatos e não entra no mérito da questão levantada pelos médicos.

Add to Technorati Favorites
administração pública
política
eleições
fax sindical
Congresso Nacional
Presidente Lula
Ministério da Saúde
hospital
médicos
tributo
Blog Information

FAX SINDICAL no Technorati, Google Bookmarks

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo