terça-feira, 15 de janeiro de 2008

SINDMED-JUIZ DE FORA E ZONA DA MATA M.G.

Comunicado da Diretoria do SINDMED-JF/ZONA DA MATA – Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora e da Zona da Mata de MG.

Nro. 34 (trinta e QUATRO) -–l0 de Janeiro de 2007.

SINDICATO MOBILIZA-SE CONTRA VIOLÊNCIA NO TRABALHO MÉDICO NAS UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.


Duas ocorrências na primeira semana do ano. Na primeira o plantonista (do Serviço de Cirurgia do HPS) foi agredido violentamente por um usuário do serviço, tendo sido registrada queixa nas repartições policiais. Depois de uma semana um outro plantonista foi ameaçado de agressão física, quase chegando a vias de fato com o acompanhante de um paciente dentro do HPS. Essa situação reflete uma realidade inquestionável: falta de segurança no trabalho. No caso, ressaltamos, o trabalho dentro de uma repartição pública e um local que é considerado serviço essencial.


O Sindicato, preocupado com a manutenção da regularidade e da normalidade dos serviços de urgência e emergência médicas, expressou a sua preocupação em comunicado sindical e em correspondência dirigida à Direção Geral do HPS.


Essas anomalias acontecem cerca de um mês depois da denúncia do Ministério Público estadual sobre as condições precárias da unidade, que surpreenderam até o Corpo Clínico, como a denúncia da presença de medicamentos VENCIDOS no HPS.


As condições de trabalho são, de fato, muito ruins. A remuneração não é condizente com o estresse, com o trabalho noturno, com a sobrecarga eventual de tarefas e atividades. A tudo isso soma-se mais isso: violência contra profissionais no exercício regular de suas funções. Em razão disso, o Sindicato dos Médicos não vai esmorecer. Será dirigida carta ao Prefeito solicitando providências. A garantia da segurança no trabalho é uma obrigação do empregador. Outras medidas poderão ser tomadas. O Sindicato continua vigilante e pede aos colegas que denunciem prontamente qualquer caso de violência ou assédio moral contra qualquer profissional em qualquer unidade do SUS de Juiz de Fora.


AVISO IMPORTANTE! - > código 7, . O Sindicato continua com a sua posição e disposição para lutar pela manutenção do Código 7. Há uma ação na Justiça pela manutenção do Código 7. Podemos reavaliar a situação e decidir até pela paralisação dos serviços. Filiação a cooperativa para receber código 7 constitui prejuízo material para quem recebe os minguados honorários do SUS e é intermediação de mão de obra. Solicitamos aos colegas que boicotem a quinta-coluna que quer que capitulemos vergonhosamente e desistamos do Código 7.

(a)-diretoria do Sindicato dos Médicos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo