Governo Bolsonaro passa informações fake na ECONOMIA

Governo Bolsonaro passa informações fake na Economia

*Pesquisa DATAFOLHA , divulgada hoje, 08dez2019, mostra que a percepção negativa dos brasileiros em relação ao atual governo estabilizou. E por qual razão? O jornal explica:

“Reprovação ao governo continua elevada, mas se estabilizou em meio a otimismo com a lenta retomada da atividade.”

(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/12/reacao-da-economia-freia-perda-de-popularidade-de-bolsonaro-diz-datafolha.shtml )

*Mas essa percepção constatada na pesquisa apresenta divergências com aquelas dos investidores internacionais, conforme matéria foi “Financial Times”. “Não é teoria da conspiração de blogueiro de esquerda, como se costuma acusar. O prestigioso – e conservador – conservador Financial Times publica hoje que “Falha nos dados econômicos brasileiros desperta preocupações entre analistas”

*”Referência da área econômica, jornal britânico ouviu especialistas que apontam ‘incompetência’ do Ministério da Economia por erros nos cálculos das exportações, o que desperta desconfiança no mercado internacional.” (Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2019/12/04/internas_economia,1105848/ )

*A impressão que fica é que os brasileiros estão aceitando informações que os investidores internacionais vêem com desconfiança. (Segundo o prestigiado jornal conservador, especializado em Economia, FINANCIAL TIMES).

*O portal de notícias NEXO JORNAL informa, em matéria bem completa, o erro do governo na apuração de dados, que colocou em xeque os dados oficiais. (Link para a matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/12/04/Por-que-os-dados-econ%C3%B4micos-do-governo-est%C3%A3o-em-xeque ).

*”A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia anunciou em 28 de novembro uma revisão dos números da balança comercial brasileira para aquele mês. A mudança nos valores foi expressiva – quase de US$ 4 bilhões – e transformou o saldo das primeiras quatro semanas do mês de negativo para positivo.”

*”A justificativa oficial apresentada pela secretaria foi de que houve um erro humano no momento da transmissão dos dados. A falha teria ocorrido por um descumprimento das recomendações pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) no momento da coleta de dados de exportações enviados por empresas. O erro atingiu somente as exportações, sem haver necessidade de revisar os números das importações.”

*”Conforme apurou o Financial Times, o erro levou agentes do mercado a desconfiarem da credibilidade dos dados econômicos brasileiros.”

*O atual governo demonstra que fake news não existiram apenas na campanha eleitoral que o levou a se hospedar no poder e nem no mecanismo governista nas redes sociais. Instalou-se também na Economia.

Deixe um comentário

Conectado como GeraldoFazer logout?