Há 28 anos uma lei garante aos deficientes acesso ao emprego. Para melhor conhecimento dessa lei e de sua aplicação recomendamos o site:
https://www.deficienteonline.com.br/lei-8213-91-lei-de-cotas-para-deficientes-e-pessoas-com-deficiencia___77.html
Consideramos que a lei é uma ação afirmativa destinada a promover a igualdade e garantir a empregabilidade de pessoas com deficiência.
Esse tipo de preocupação não é compartilhada pelos atuais governantes, que seguem uma orientação de corte neoliberal e não estão interessados em políticas de ação afirmativa, diminuição da desigualdade e empregabilidade de pessoas com deficiência. Que todos fiquem sujeitos aos ditames do mercado, que em um país desigual e com histórico escravocrata tem sua frieza cruel mais pronunciada.
O governo de Jair Bolsonaro propõe o fim das cotas para pessoas com deficiência.
https://www.metropoles.com/brasil/economia-br/governo-propoe-acabar-com-cotas-para-deficientes-em-empresas
Advogadas especializadas em Terceiro Setor manifestam que a proposta governista é inconstitucional.
https:///noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2019/12/03/advogadas-alertam-que-pl-que-desobriga-cota-para-deficientes-e-inconstitucional
O Ministério Público do Trabalho também reagiu à proposta do governo Bolsonaro:
''O Ministério Público do Trabalho (MPT) pediu hoje, em parecer, pela rejeição do Projeto de Lei 6.159/2019, que restringe acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho por desobrigar as empresas de cumprirem cota para esta parcela da população."
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/12/03/mpt-pede-rejeicao-de-pl-que-desobriga-cota-para-trabalhador-com-deficiencia.htm
Comentários