domingo, 17 de agosto de 2008

O QUE OS MÉDICOS PENSAM?

Como os médicos pensam

Fonte: Editora Ediouro

Ao entrar num consultório, o paciente poucas vezes se dá conta de que o médico pode estar tão ansioso ou indeciso quanto ele. Geralmente aceita passivamente as instruções dadas por aquela pessoa dotada de poderes quase mágicos e vai embora com uma boa ou má impressão, torcendo para que o tratamento funcione. Mas será essa a melhor atitude a adotar durante uma consulta médica?
Em Como os médicos pensam, Dr. Jerome Groopman usa como base uma grande quantidade de pesquisas científicas, entrevistas com alguns dos mais renomados médicos dos Estados Unidos, relatos de casos ? que vão do milagroso ao aterrorizante ? e sua própria experiência como médico e paciente para revelar o lado humano, social e comercial da medicina.

Uma vez retirado de seu pedestal, destituído da aura da infalibilidade, o médico deixa de ser um pajé moderno, firmado numa ciência sempre tida como racional e objetiva, e se revela uma pessoa comum. Ele está sujeito a incertezas, ao medo do erro e dos processos judiciais, aos seus sentimentos e preconceitos em relação aos pacientes, às pressões e limitações impostas por planos de saúde e ao marketing da indústria farmacêutica ? e tenta, diante de tantas influências contraditórias, tomar a decisão que poderá salvar ou não a vida de uma pessoa.

Groopman ainda oferece um guia para auxiliar o paciente a participar do processo diagnóstico e terapêutico, ajudando seu médico a evitar as armadilhas cognitivas responsáveis pela maior parte das falhas num tratamento.

Como os médicos pensam é leitura essencial para todos aqueles que adotam uma postura ativa ante seus problemas de saúde ? e para os médicos que os atendem.

Trackback URL

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo