terça-feira, 3 de junho de 2008

NA CÂMARA DOS DEPUTADOS O FINANCIAMENTO DA SAÚDE ENTRA EM PAUTA.

A notícia está no Portal Médico. Essa semana a Câmara dos Deputados terá como tema central o financiamento da Saúde. Muitos alegam que financiamento não é o principal problema da saúde pública no Brasil. Há questões gerenciais também. Mas sem ter como pagar as contas e garantir salários decentes aos profissionais que atuam na área o sistema sempre vai ser uma estrutura precária e fadada ao fracasso. As entidades médicas acreditam que algo mais pode ser feito para o SUS. E levaram essa questão ao Congresso, em manifesto público que contou com respaldo de amplos setores da sociedade civil.


A idéia de se criar mais um tributo encontrou resistência, considerando a esmagadora carga tributária que pesa sobre os brasileiros, em especial sobre os profissionais liberais, que enfrentam uma situação insuportável quanto aos impostos que são obrigados a pagar.


Caberá aos deputados, sejam de situação ou de oposição, responder perante a opinião pública por suas declarações e votos, nesse momento que a questão do financiamento da saúde pública dos brasileiros entra em pauta no Congresso Nacional.

Por:Setor de Imprensa em:2/6/2008 Seção:Geral

voltar para página anterior diminuir o tamanho da letra aumentar o tamanho da letra imprimir enviar notícia Recursos para saúde movimentarão a Câmara essa semana  


     
     A discussão sobre recursos para financiar a saúde voltam a ser destaque na Câmara dos Deputados essa semana. Está prevista para terça-feira, 3, a votação da Emenda Constitucional 29, que regulamenta os gastos da União, estados e municípios com a saúde, com a criação da Contribuição Social da Saúde (CSS), tributação de 0,1% sobre movimentações financeiras para arrecadar recursos para o setor.
     
     Oposição e governo concordam com a necessidade de aumentar o volume de recursos para o setor, mas discordam quanto à forma. Os deputados da oposição são contra a criação da nova tributação e por isso começaram a obstruir os trabalhos, alegando que o governo já arrecada o suficiente para custear os novos gastos.
     
     A base governista, que não está totalmente unida para a criação da CSS, acredita que a isenção da cobrança para aposentados e pensionistas e trabalhadores celetistas que ganham até R$ 3.038 pode ajudar na aprovação do projeto.
     
     Antes de analisar a regulamentação da Emenda 29, o Plenário terá de votar a Medida Provisória 424/08, que tranca a pauta e concede crédito extraordinário de R$ 1,8 bilhão a diversos ministérios. Os partidos de oposição já avisaram que continuarão a obstruir os trabalhos. Se aprovado, novo tributo será cobrado a partir de 2009.
     
     
     Fonte: Saúde Business Web

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo