quinta-feira, 19 de junho de 2008

SEGURANÇA DO TRABALHO: TRABALHO MÉDICO AMEAÇADO POR ASSÉDIO, VIOLÊNCIA E FALTA DE MOTIVAÇÃO.

O trabalho médico no Brasil está sendo vitimado por mais uma manifestação de sua desvalorização. A violência pura e simples desencadeada contra os profissionais, especialmente os que trabalham em periferia. Nenhum trabalhador, seja do setor público ou privado, no exercício regular de suas atividades, pode ser exposto a tal falta de segurança no trabalho que seja vítima constante de assédio e violência. A desvalorização da medicina dentro do serviço público atingindo os piores degraus de sua decadência. A desmotivação é gigantesca e pesa toneladas sobre o psiquismo dos médicos que atuam na área pública. Seu diagnóstico é simples: a remuneração ruim. Gera comportamentos evasivos que resultam de um compromisso precário com o trabalho desvalorizado. As condições de trabalho também costumam chegar a ser indecentes. E, entre as características de condições péssimas de trabalho, a falta de segurança.

Está em debate no Congresso Nacional a Emenda Constitucional 29 (EC-29), que trata do financiamento da Saúde. Há esperanças que, com sua aprovação e sem o acréscimo de novos tributos à derrama que os impostos impõem aos cidadãos brasileiros, em especial aos profissionais liberais.

A matéria sobre a deterioração das condições de segurança do trabalho dos médicos que atuam em periferias foi publicada no site do SIMERS - Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul e pode ser lida abaixo:
Quarta-Feira, 18 de junho de 2008
TV Globo mostra violência contra médicos nas periferias


O programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, veiculou nesta quarta, dia 18, reportagem que mostra a violência contra médicos que atuam nas periferias das grandes cidades. Um dos exemplos foi de uma médica de família que trabalha num posto municipal na zona norte de Porto Alegre. O diretor da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), José Erivalter de Oliveira, destaca que o efeito da falta de segurança é a falta crescente de profissionais.
Categorias do Technorati , , , , , , ,

Um comentário:

Anônimo disse...

A maior violência praticada contra os médicos se chama CANIBALISMO, entre os canibais encontram-se os médicos .....................e...................... do Estado de São Paulo.

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo