sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Governo de Romeu Zema condiciona pagamento em dia de funcionários à privataria

Servidores públicos do estado de Minas Gerais têm recebido seus salários de forma parcelada e com atraso. O governador do Partido Novo, Romeu Zema, paga algumas categorias (Saúde e segurança pública) apenas com atraso. As demais, além de atrasado o pagamento é parcelado. Essa situação perdura há alguns anos e o governador, no meio de seu mandato, ainda não resolveu o problema. Agora, o governador apresenta uma solução mágica: precisa vender uma parte do Estado para pagar em dia. O alvo inicial do governador é a CODEMIG, Companhia do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Liquidada a CODEMIG, tentará o milionário governador agradar seus pares, oferecendo a água, a energia elétrica e outros bens do povo mineiro a interesses privados. 


Em reunião entre representantes sindicais do SINDPÚBLICOS MG com o secretário do Planejamento do Zema, Otto Levy, a colocação do representante do governo estadual foi enfática. Condiciona a obrigação do governo estadual de pagar em dia e o pagamento devido do décimo terceiro à negociação da CODEMIG para interesses privados. 


A matéria foi publicada no site da Rádio Itatiaia:

“Sindicatos que representam os servidores públicos estaduais se reuniram nesta quarta-feira com o secretário de Planejamento, Otto Levy, e apresentaram várias demandas. Dentre elas, o retorno da quitação do salário no quinto dia útil, e em parcela única, e o pagamento do 13º. No entanto, segundo o Sindpúblicos – MG, o estado respondeu que, tanto o salário em dia, quanto o pagamento do 13º dependem da aprovação da privatização de 100% da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) na Assembleia Legislativa.” (Matéria completa em https://www.itatiaia.com.br/noticia/sindicato-diz-que-governo-vincula-13o-e-pagamento-em-dia-a-privatizacao-da-codemig )


O partido NOVO, do governador, se nos apresenta como uma enganação. O nome é enganoso. Sob o rótulo de “novo” representa velhas ideias, como o moralismo udenista, o privatismo no interesse das ricas classes dominantes e a ideia de estado mínimo, segundo a qual o papel do Estado é garantir os direitos da propriedade e do dinheiro a quem tem muito mais do que a esmagadora maioria. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo