segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Trabalhadores da Saúde da Família em Porto Alegre conseguem vitória contra prefeitura

Em Porto Alegre, trabalhadores conseguiram uma vitória na Justiça contra a prefeitura e impediram um passo rumo ao sucateamento da estratégia de saúde da família na cidade. 

Participaram da ação vários sindicatos, Sindisaúde-RS, Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs), Sindicato dos Odontologista como no Rio Grande do Sul (Soergs), além do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual. 

“Tivemos uma vitória muito importante para os trabalhadores, mas ainda tem muita luta a ser feita”, afirmam os representantes das categorias dos trabalhadores da saúde de Porto Alegre. A manifestação veio após a decisão da desembargadora Maria Madalena Telesca , do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região (TRT-4), que não final da tarde desta quinta-feira 13) concedeu uma liminar determinando que a prefeitura não pode demitir os trabalhadores do Instituto Municipal da Estratégia da Saúde da Família (IMESF) até o dia 4 de dezembro.


Os servidores do IMESF estavam em greve desde quarta-feira (15). A categoria, que vem de uma intensa luta por seus empregos e pela qualidade da saúde na Capital, protestava contra os desmando do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). No último dia 21 de setembro, ele anunciou a demissão do 1. 64 profissionais, os colocando sob aviso prévio, e o repasse da gestão de 59 postos de saúde da cidade para instituições.


- Publicidade -

No início deste ano, porém, o juiz do Trabalho, Marcos Rafael Pereira Pizino, havia determinado que a prefeitura de Porto Alegre não poderia substituir os funcionários concursados ​​do Instituto de Estratégia de Saúde da Família (IMESF) por trabalhadores terceirizados “Até que se obtivesse uma solução definitiva para a situação”. Ação foi balizada no pedido feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Em Porto Alegre (RS), liminar suspende demissões de trabalhadores da saúde da família

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo