quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Pseudociência mata e dá dinheiro para vigaristas

Cientistas, médicos e profissionais de saúde lançam manifesto pedindo providências da União Europeia sobre o charlatanismo da pseudociência. Vigaristas vendem tratamentos ineficazes, levando milhares ou milhões de pessoas a não procurarem ajuda qualificada. A pseudociência mata e dá lucro para gente inescrupulosa. 


A informação está na BBC - https://www.bbc.com/portuguese/geral-54727068 


"Vamos ser claros: as pseudociências matam."


“Essa é a mensagem que une 2.750 profissionais de saúde de 44 países (90% deles trabalhadores de saúde e cientistas de várias disciplinas).

O "1º manifesto contra as pseudociências em saúde", assinado por essa massa de profissionais, levanta a discussão sobre regulamentações contra produtos que não tenham eficácia terapêutica comprovada com rigor científico.

"Eles vendem açúcar aos enfermos e os fazem acreditar que isso pode curá-los ou melhorar sua saúde. Isso já causou mortes e continuará a fazê-lo", diz o manifesto dirigido de forma particular a órgãos reguladores da União Europeia sobre produtos terapêuticos alternativos aos medicamentos tradicionais.

Um problema que, dizem os signatários do documento, é replicado em qualquer lugar do mundo.”


"Todas as regiões são vulneráveis, todos os países e todas as pessoas", disse a epidemiologista chilena María Paz Bertoglia à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.

"Muitas vezes existem regulamentações muito frouxas entre os países porque autorizações especiais são permitidas para alguns produtos que demonstram que não são tóxicos, mas que não demonstram eficácia", acrescenta.

Os profissionais de saúde apontam a homeopatia, por exemplo, como a "pseudoterapia mais conhecida", mas alertam que existem outras práticas "de medicina alternativa" que estão ganhando popularidade.”

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo