sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Pseudociência e teorias conspiratórias prejudicam a saúde das presas tanto quanto vetores de doenças

A repercussão que as redes sociais dão a teorias conspiratórias e pseudociência  se tornou especialmente grave nessa pandemia. Assistimos perplexos certos grupos que organizaram manifestos públicos contra cuidados básicos de prevenção - protestos contra uso de máscaras e isolamento social. Esses atos públicos da ignorância se articularam a partir de repercussões de teorias conspiratórias e pseudociência nas redes sociais. 


O documentário “ O dilema das Redes” revela o que muitos já suspeitavam ou conheciam: as redes sociais não têm compromissos éticos genuínos com seus conteúdos. Elas usam algoritmos que são elaborados para fazer as pessoas ficarem mais tempo conectadas para valorizar mais a publicidade que veiculam e com a qual ganham dinheiro. 


É o caso do YouTube/Google com a pseudociência:“Oito dos 20 canais que disseminam essas informações falsas têm o selo de conta verificada pelo YouTube e pertencem a companhias ou a promotores de serviços de saúde alternativa.” Diz matéria publicada no UOL (https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/10/29/movimento-antivacina-avanca-online-por-que-ele-e-ameaca-a-saude-publica.htm ). 


Cientistas, médicos e profissionais de saúde lançam manifesto pedindo providências da União Europeia sobre o charlatanismo da pseudociência. Vigaristas vendem tratamentos ineficazes, levando milhares ou milhões de pessoas a não procurarem ajuda qualificada. A pseudociência mata e dá lucro para gente inescrupulosa. 


A informação está na BBC - https://www.bbc.com/portuguese/geral-54727068 


Um dos alvos preferidos dos ataques da pseudociência e das teorias conspiratórias, quando vêm prejudicar a saúde da humanidade, são as vacinas. 


“No material veiculado, três argumentos se sobressaem: que as vacinas contêm ingredientes perigosos (presente em 53% da amostra), de defesa da liberdade de escolha (48%), de promoção de serviços de saúde alternativa (em 42%).” (Na matéria da UOL citada acima). 


Não é sem tempo de autoridades de casa país e organizações internacionais tomarem providências contra esses absurdos da pseudociência e teorias conspiratórias sobre doenças e curas mirabolantes. Por uma razão muito simples: essa gente irresponsável prejudica a saúde das pessoas, tanto quanto os vetores das doenças. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo