terça-feira, 20 de outubro de 2020

CONDIÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS, SISTEMAS DE SAÚDE E TRATAMENTO DE DOENÇAS PRÉ-EXISTENTES INFLUENCIAM NA PANDEMIA

O conceito de “sindemia”, desenvolvido nos anos 90 pelo dr. Merril Singer, estudioso de Antropologia Médica, define que a interação entre doenças pré-existentes não transmissíveis e condições sócio-econômicas agravam uma pandemia ou epidemia e dificultam sua resolução. Essa ideia voltou agora aos radares da mídia e à discussão em vários meios da comunidade médica e da academia. 


As condições sócio-econômicas que afetam a evolução da doença são muito óbvias em países ditos em desenvolvimento. Elas incluem, no caso da COVID, transportes públicos lotados e sem protocolos de higiene eficientes, moradias com grande número de pessoas, negligência quanto a protocolos de higiene nos locais de trabalho e a dificuldade de acesso a serviços de saúde e de tratamento de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e idosos. Nos Estados Unidos, onde surgiu o debate, pesa muito a dificuldade de acesso aos serviços de saúde, já que não existe lá nada equivalente a um sistema público de saúde que tenha cobertura sobre a maioria da população não assistida pelos planos de saúde. 


A discussão foi levantada pelo editor chefe da revista científica The Lancet, Dr. Richard Norton. 


“O convite à reflexão é feito no artigo publicado por Horton no Lancet: "A crise econômica que se aproxima de nós não será resolvida com um medicamento ou uma vacina. Nada menos que um avivamento nacional é necessário. Abordar a covid-19 como uma sindemia irá convidar a uma visão mais ampla, abrangendo educação, emprego, habitação, alimentação e meio ambiente. Ver a covid-19 apenas como uma pandemia exclui este prospecto mais amplo, mas necessário"


Sobre a situação da atual pandemia, diz o Dr. Norton em seu artigo:

"Essas condições estão se agrupando em grupos sociais de acordo com padrões de desigualdade profundamente enraizados em nossas sociedades. A agregação dessas doenças em um contexto de disparidade social e econômica exacerba os efeitos adversos de cada doença separada. Covid-19 não é uma pandemia. É uma sindemia."


Os trechos entre aspas foram tirados da matéria publicada em:

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/sindemia-entenda-a-classificacao-proposta-para-a-covid-19,09d8be3d909a5baf5450e19ef7cbb088fg2leqfx.html

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo