sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Governo federal retomará projeto que começa privatização do SUS

O decreto que Bolsonaro diz que pretende reeditar, entre outros inconvenientes, facilita o desvio de recursos do SUS, como acontece com as organizações sociais. 


Bolsonaro já disse que vai reeditar o decreto sobre privatização do SUS, dizendo que a privatização não é privatização e contando com apoio de segmentos da mídia. 


Informa o jornal ESTADO DE MINAS: “O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na noite desta quinta-feira (29/10), que reeditará o decreto sobre privatização de unidades básicas de saúde até semana que vem. O presidente revogou o ato do poder Executivo após críticas. De acordo com Bolsonaro, houve um má interpretação da proposta. (Confira a matéria completa em : https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2020/10/29/interna_politica,1199598/presidente-bolsonaro-diz-que-vai-reeditar-decreto-sus-semana-que-vem.shtml


Em entrevista o ex-ministro e atual parlamentar Alexandre Padilha deixou claro que esse anúncio de possibilidade de negócios com unidades públicas de saúde cria facilidades para desvio de recursos destinados à saúde da população. Para o ex-ministro empresas privadas não têm interesse real no atendimento ao povo. Obviamente o investidor privado que gastar dinheiro nesses projetos vai querer retorno financeiro do que gastou. Diz a matéria:

“Na semana passada Bolsonaro deu declarações absurdas sobre o tema das vacinas. Agora, com esse decreto, estão anunciando a possibilidade de negócios com as unidades de saúde”, criticou Padilha, que é médico infectologista, em entrevista na manhã de hoje (28) à jornalista Denise Campos de Toledo, na Jovem Pan. “O que é muito absurdo? Primeiro acontecer no meio da pandemia, onde como você bem falou os profissionais de saúde do SUS foram fundamentais. Depois, não envolver municípios, nem o Ministério, nem os secretários de Saúde (na decisão).” Confira o texto completo em: https://www.redebrasilatual.com.br/saude-e-ciencia/2020/10/padilha-alerta-desvio-de-recursos-privatizacao-sus/


O anúncio da continuidade do projeto privatizante do SUS é coerente com a orientação neoliberal do governo Bolsonaro. Ninguém ignora que os neoliberais (que se autodenominam “liberais na economia”) defendem o ideal do Estado mínimo e o Estado mínimo está se lixando para a saúde do povo ( confira em https://sindicatoexpresso.blogspot.com/2020/10/sistemas-de-saude-privatizados-nao.html ). 


O governo vai tentar nos convencer que privatização não é privatização. E tem quem acredite, por ingenuidade ou tosca má fé. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo