domingo, 11 de maio de 2008

Dos 27 TREs do país, 17 são contra candidatura de quem responda a processo judicial - O Globo Online

SITUAÇÃO PODE REPERCUTIR EM JUIZ DE FORA. - cada vez mais a Justiça Eleitoral tende a rechaçar a candidatura de pessoas com fichas sujas para as disputas eleitorais. Leia a notícia no "O Globo":


Dos 27 TREs do país, 17 são contra candidatura de quem responda a processo judicial - O Globo Online




Ficha suja

Dos 27 TREs do país, 17 são contra candidatura de quem responda a processo judicial


Publicada em 10/05/2008 às 17h44m

O Globo Online

BRASÍLIA - A Justiça Eleitoral está unida para barrar, nas eleições municipais deste ano, a candidatura de políticos com a ficha suja. É o que mostra reportagem de Carolina Brígido e Isabel Braga publicada na edição deste domingo no jornal "O Globo". Levantamento feito pelo "Globo" revela que presidentes de 17 dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) defendem que pessoas com muitos processos judiciais sejam impedidas de concorrer a cargos nas prefeituras e câmaras de vereadores. ( Os TREs devem aceitar a inscrição de candidatos com a ficha suja? )


A reportagem mostra que o movimento contraria a legislação brasileira, que só proíbe a candidatura de quem tem condenação final, mas a intenção dos dirigentes de tribunais é tentar separar o joio do trigo e dar ao eleitor melhores opções nas urnas - ou pelo menos alertá-los sobre candidatos-problema.


De acordo com a reportagem, os líderes do movimento pela moralização das candidaturas defendem mudança na Constituição, mas já antecipam que essa proposta dificilmente seria aprovada pelo Congresso, já que muitos deputados e senadores respondem a processos na Justiça.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo