sexta-feira, 2 de maio de 2008

SINDICATO MOBILIZA-SE CONTRA AGRESSÕES A MÉDICOS

FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO,


ASSÉDIO MORAL,


SALÁRIOS RUINS,


GESTÃO IMPROVISADA E PRECÁRIA,


E AGORA TAMBÉM AMEAÇAS E AGRESSÕES.


Um retrato do trabalho médico no Brasil atual. Sindicatos reagem.  Em Teresina Sindicato cria acesso direto à assessoria jurídica para reagir imediatamente às agressões. Veja mais:


:: CidadeVerde.com :: Portal da TV Cidade Verde - Teresina - PI

Médicos denunciam agressões sofridas em hospitais públicos
Eles denunciaram à Procuradoria do Trabalho que sofrem agressões nos atendimentos.


O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi) recorreu à Procuradoria Regional do Trabalho para buscar resguardo contra as agressões físicas e morais sofridas diariamente na rede pública de saúde. Em audiência realizada nesta semana, a assessoria jurídica do Simepi afirmou que são constantes as denúncias de agressão, tanto nos hospitais municipais quanto estaduais.


De acordo com o pediatra Renato Soares Leal, membro do Conselho Fiscal do Sindicado dos Médicos, o que propicia as agressões é a falta de profissionais em quantidade suficiente para atender a demanda da população. “A pessoa que está com o filho doente no hospital não entende por que o atendimento é demorado. Na verdade, médico e paciente são vítimas da precariedade do sistema”, afirma.


O médico lembra que diante do agravamento dos casos de dengue e outras viroses sazonais, como a meningite, o número de pacientes aumenta consideravelmente sem que aja uma contrapartida da Prefeitura e do Governo do Estado.


Além disso, os médicos denunciam a falta de segurança nos hospitais estaduais e municipais de Teresina, que deixam o profissional de saúde completamente indefeso diante de manifestações de indignação da população. “São muito comuns as agressões por parte dos pacientes, que na maioria das vezes não chegam a bater no médico, mas xingam e destratam o profissional. Até porque, muitos desses pacientes já estão vindo de outras unidades de saúde, onde não há médicos por falta de uma solução da Fundação Municipal.


De acordo com o assessor jurídico do Simepi, Dr. Cleiton Loiola, a denúncia foi direcionada ao Ministério Público para ser formulada e determinada a adoção das medidas cabíveis. A assessoria foi colocada à disposição de médicos que passarem por situações semelhantes através do telefone 3221-5624.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo