domingo, 25 de maio de 2008

GOVERNO DO ESTADO AGE PARA MELHORAR ATENÇÃO A PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS. NO PARANÁ.

Em resposta a precária situação em que se encontra a assistência a portadores de transtornos mentais pelo SUS, o Governo do Estado do Paraná abre novos leitos. Veja a notícia no site da Agencia de Notícias ou leia a transcrição abaixo.



Mais dois hospitais do Paraná ampliam atendimento psiquiátrico e leitos de UTI


O secretário de Saúde, Gilberto Martin, assinou dois convênios - um com um hospital de Piraquara e outro com hospital de Ivaiporã - para aumentar o número de leitos de atendimento às pessoas com transtornos mentais. Com isso, o Estado passa a ter 1.116 leitos de UTI credenciados e mais 121 leitos contratados administrativamente para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Em Piraquara, a Secretaria de Saúde fez um convênio com o Hospital San Julian, para ofertar 400 leitos gerais. Destes, 380 serão para atendimento adulto e 20 para atendimento a menores. “É uma parceria muito importante nesta área. Estamos atendendo solicitação do Ministério da Saúde de deixar menos pacientes nos hospitais e ofertar tratamentos mais humanitários para a ressocialização dessas pessoas”, disse Martin.

O Hospital será referência para os 64 municípios que compõem a 1a Regional de Saúde (Paranaguá), 2a Regional de Saúde (Região Metropolitana de Curitiba), 3a Regional de Saúde (Ponta Grossa) 4a Regional de Saúde (Irati) e 21a Regional de Saúde (Telêmaco Borba).

O atendimento estará voltado para pacientes masculinos com transtornos mentais e o será feito por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e ambulatórios de psiquiatria dos municípios. “Os pacientes passarão pelas unidades para fazer uma avaliação da real necessidade do tratamento e, caso seja necessário, serão encaminhados para o hospital para internamento e acompanhamento”, explicou Martin.

Já em Ivaiporã, o hospital beneficiado é Bom Jesus. O objetivo é contratar administrativamente leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento aos pacientes do SUS.

Além desses dois hospitais, a Secretaria já fechou convênios com outros cinco unidades no interior do Estado. O Hospital e Maternidade Filadélfia, em Marechal Candido Rondon, disponibiliza 200 leitos para adultos e 20 leitos para menores de 18 anos para tratamento psiquiátrico. Outro que atende pacientes masculino e feminino é a Comunidade Terapêutica Dr. Warrib Motta, em União da Vitória. Este local disponibiliza 33 leitos para adultos e 20 leitos para menores.

Já o Hospital Regional do Vale do Ivaí, em Jandaia do Sul, atende somente pacientes femininos e possui 240 leitos para adulto e 20 para adolescentes e menores.

Outros dois hospitais são direcionados para atender somente pacientes do sexo masculino. A Casa de Saúde de Rolândia, que dispõe de 147 leitos para adulto e 10 para menores e o Hospital Psiquiátrico de Maringá, que possui 240 leitos adultos e 12 para menores de 18 anos.

“Os leitos para atendimento a menores de 18 anos atendem a exigências do Estatuto da


Criança e do Adolescente. Estes leitos são custeados com recursos do Tesouro do Estado”, disse o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Irvando Luiz Carula.


 


Fonte: AEN  - 23/05/2008

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo