Mais dois hospitais do Paraná ampliam atendimento psiquiátrico e leitos de UTI
O secretário de Saúde, Gilberto Martin, assinou dois convênios - um com um hospital de Piraquara e outro com hospital de Ivaiporã - para aumentar o número de leitos de atendimento às pessoas com transtornos mentais. Com isso, o Estado passa a ter 1.116 leitos de UTI credenciados e mais 121 leitos contratados administrativamente para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.
Em Piraquara, a Secretaria de Saúde fez um convênio com o Hospital San Julian, para ofertar 400 leitos gerais. Destes, 380 serão para atendimento adulto e 20 para atendimento a menores. “É uma parceria muito importante nesta área. Estamos atendendo solicitação do Ministério da Saúde de deixar menos pacientes nos hospitais e ofertar tratamentos mais humanitários para a ressocialização dessas pessoas”, disse Martin.
O Hospital será referência para os 64 municípios que compõem a 1a Regional de Saúde (Paranaguá), 2a Regional de Saúde (Região Metropolitana de Curitiba), 3a Regional de Saúde (Ponta Grossa) 4a Regional de Saúde (Irati) e 21a Regional de Saúde (Telêmaco Borba).
O atendimento estará voltado para pacientes masculinos com transtornos mentais e o será feito por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e ambulatórios de psiquiatria dos municípios. “Os pacientes passarão pelas unidades para fazer uma avaliação da real necessidade do tratamento e, caso seja necessário, serão encaminhados para o hospital para internamento e acompanhamento”, explicou Martin.
Já em Ivaiporã, o hospital beneficiado é Bom Jesus. O objetivo é contratar administrativamente leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento aos pacientes do SUS.
Além desses dois hospitais, a Secretaria já fechou convênios com outros cinco unidades no interior do Estado. O Hospital e Maternidade Filadélfia, em Marechal Candido Rondon, disponibiliza 200 leitos para adultos e 20 leitos para menores de 18 anos para tratamento psiquiátrico. Outro que atende pacientes masculino e feminino é a Comunidade Terapêutica Dr. Warrib Motta, em União da Vitória. Este local disponibiliza 33 leitos para adultos e 20 leitos para menores.
Já o Hospital Regional do Vale do Ivaí, em Jandaia do Sul, atende somente pacientes femininos e possui 240 leitos para adulto e 20 para adolescentes e menores.
Outros dois hospitais são direcionados para atender somente pacientes do sexo masculino. A Casa de Saúde de Rolândia, que dispõe de 147 leitos para adulto e 10 para menores e o Hospital Psiquiátrico de Maringá, que possui 240 leitos adultos e 12 para menores de 18 anos.
“Os leitos para atendimento a menores de 18 anos atendem a exigências do Estatuto da
Criança e do Adolescente. Estes leitos são custeados com recursos do Tesouro do Estado”, disse o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Irvando Luiz Carula.
Fonte: AEN - 23/05/2008
Comentários