quarta-feira, 26 de março de 2008

MINISTÉRIO DA SAÚDE E ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA ACERTAM COLABORAÇÃO EM POLÍTICA DE SAÚDE.

Ministério da Saúde atende pleito da ABP e firma ações conjuntas para 2008
26-03-2008

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A principal delas é a participação efetiva da Associação em grupo técnico de trabalho sobre Psiquiatria em Hospital Geral










Nesta terça-feira (25), a diretoria da Associação Brasileira de Psiquiatria foi recebida pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em Brasília. Também participaram da reunião a diretora do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria de Atenção à Saúde, Cleusa Bernardo, e o coordenador nacional de Saúde Mental, Pedro Gabriel Delgado.


O encontro foi muito positivo, na avaliação do presidente da ABP. “Há cerca de dez dias, pedimos uma audiência para discutir as políticas adotadas na área da saúde mental. Fomos prontamente atendidos e, pela primeira vez, garantimos participação ativa em ações públicas que serão implementadas de forma conjunta”, destaca João Alberto Carvalho.


Na audiência, o ministro ouviu atentamente o pleito da ABP e fez um balanço crítico do modelo assistencial em saúde mental. “Avançamos em alguns pontos, mas ainda temos muitos desafios. Precisamos melhorar o atendimento nos CAPS e nos outros serviços de atenção ao doente mental, além de qualificar a residência médica e incentivar a educação continuada. Nesse sentido, valorizamos esta aproximação para firmar uma agenda conjunta com a ABP”.


Ações - Temporão propôs a definição de três focos de ação já para este ano. A diretoria da ABP apontou, como primeiro foco, a carência de leitos e unidades psiquiátricas em hospital geral no país. Ficou acertada a criação de um grupo técnico de trabalho, onde a ABP terá assento privilegiado, para discutir o assunto e delinear ações. “Vamos buscar a participação da Associação Médica Brasileira neste grupo de trabalho, que será muito importante para o avanço do atendimento em saúde mental no Brasil”, ressalta João Alberto Carvalho.


O segundo foco de ação em conjunto com a ABP será a qualificação da residência médica. “Primeiro vamos disponibilizar ao Ministério da Saúde o mapeamento das áreas com baixa concentração de especialistas e de serviços de formação de psiquiatras. Depois vamos discutir formas de capacitação e fixação destes médicos nestas regiões”, explica o presidente da ABP.


O terceiro foco, também apontado pela diretoria da Associação, será a atenção básica em saúde mental. O ministro da Saúde pediu que o coordenador de Saúde Mental discutisse os detalhes deste e dos outros dois focos com a ABP.


Na seqüência da audiência, ainda no Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado se reuniu com os diretores da ABP, que propuseram a participação da Associação na retaguarda e capacitação das equipes do Programa Saúde da Família. “Essa é uma das ações que podem melhorar a atenção básica”, disse João Alberto Carvalho. Dessa proposta, surgiu o convite para a ABP colaborar no programa de uma oficina que discutirá no mês de maio, em Brasília, a atenção à saúde nas grandes cidades.


A comitiva da ABP na audiência desta terça-feira foi composta pelo presidente, João Alberto Carvalho, pelo vice-presidente, Luiz Alberto Hetem, pela 2ª secretária, Rosa Garcia, pelo 2º tesoureiro, Hélio Lauar, e por Rogério Aguiar, membro da Comissão de Acompanhamento da Política Nacional de Saúde Mental da ABP.


Ficou acertada a realização de uma nova audiência para, daqui a um mês, detalhar melhor e aprofundar as três ações conjuntas iniciais entre ABP e MS.


Fonte: Newsletter ABP

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo