segunda-feira, 31 de março de 2008

MOVIMENTO SINDICAL E SOCIAL ALERTAM PARA O PERIGO DO PACTO PT-TUCANOS EM BH - OS SERVIDORES ESTADUAIS ESTÃO DESCONTENTES COM SUA SITUAÇÃO ATUAL.

Belo Horizonte, 27 de março de 2008.


Exmo. Sr. Fernando Pimentel


Prefeito de Belo Horizonte



 


A conjuntura política de Belo Horizonte vem se tornando destaque nos debates sobre sucessão Municipal em Minas Gerais. Atentos aos movimentos desta conjuntura, militantes de diversos segmentos dos movimentos social e sindical, a exemplo da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais torna público suas preocupações e alerta as comunidades de Belo Horizonte acerca das discussões e acordos políticos visando às eleições 2008 e 2010, bem como suas conseqüências para nossa cidade.


No momento em que os tucanos reafirmam suas propostas neoliberais, combatendo todos os avanços do governo Lula, essa proposta de aliança confunde os debates políticos dos projetos que temos para a sociedade.


Os movimentos social e sindical pela sua capacidade de interagir diretamente com a população consegue repercutir as necessidades, reivindicações e pensamentos das bases sociais, sobretudo das classes mais carentes da população. Representar, mediar e implementar ações para garantir justiça social é missão dos militantes sociais.


Os avanços significativos acerca da participação da sociedade na decisão e administração dos recursos públicos em Belo Horizonte nos últimos 15 anos são fruto de discussões, negociações e vivências que os militantes sociais mediam desde a eleição de Patrus e Célio de Castro.  A participação popular, o controle social que iniciou em 1993 foi conquista do movimento social com a ajuda da sensibilidade partidária, não foi uma concessão ou dependeu de boa vontade pessoal deste ou daquele prefeito.


Aliás, governar com participação da sociedade não é projeto que se encomenda ou copia deste ou daquele governante. Esta capacidade se adquiri através da experiência de vida, que apenas os movimentos social e sindical são capazes de possibilitar.


Neste momento em que a imprensa considera como certo, apóia e divulga o acordo político entre o Governador Aécio Neves e o Prefeito Fernando Pimentel, e percebendo o risco de perder os avanços no controle social no nosso município, chamamos atenção da sociedade e das comunidades pobres da nossa cidade para o acordo em que esta sendo encaminhado pelo Prefeito e governador visando às eleições de 2008 e 2010.


É salutar a convivência administrativa do prefeito e do governador. No entanto o acordo em que ambos vem costurando não garante a continuidade do modelo de gestão que os movimentos sociais e as comunidades de Belo Horizonte ajudaram a implementar ao longo dos últimos 15 anos.


A Praça 7 de Setembro, tem sido palco de constantes manifestações de professores, policiais civis, profissionais da saúde e de outros segmentos contra a política do Governador do Estado e de seus Secretários é deste lugar e espaço que fazemos este alerta a sociedade de Belo Horizonte, já a imprensa não deixa espaço para este contraditório e deixa margem para a constatação de consenso e concordância com tal acordo.


Chamamos também a atenção dos militantes do Partido dos Trabalhadores que também tem contribuição importante na gestão da PBH desde 1993, para no âmbito do partido não deixar que objetivos pessoais e de mandatos sobrepõe os conteúdos programáticos e compromissos históricos deste partido com os trabalhadores e comunidades carentes da nossa cidade. A história do Partido dos Trabalhadores contradiz a estratégia eleitoral que se esconde atrás do acordo Pimentel / Aécio. Será um absurdo os militantes do Partido dos Trabalhadores abrir mão da gestão participativa e popular para sustentar projetos pessoais visando o Governo do Estado e Presidência da República em 2010.


A população de Belo Horizonte que nos últimos 15 anos defendeu o método participativo da atual gestão municipal derrotando candidatos identificados com os métodos de governo aplicado no âmbito do estado e denunciados pelos movimentos sindical e social, certamente reprovará e entenderá o manifesto que os militantes sociais aqui realiza.



 


Assinam os militantes dos movimentos social e sindical:


CUT Minas Gerais, secretaria sindical pt/mg, sindicato dos metalúrgicos de bh/contagem, sindicato dos bancários de bh e região, federação dos metalúrgicos da cut, federação dos trabalhadores do serviço publico municipal de minas gerais – FETAM/MG-CUT, urbanitários (sindieletro/mg, sindagua/mg), vigilantes de minas gerais, trabalhadores em entidades sindicais, frente nacional de ong´s pela reforma política, movimento luta pela moradia, instituto mineiro de moradia, militantes de combate ao raciscmo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo