A saúde do povo mineiro é um dos objetivos do movimento dos médicos do serviço público em defesa de melhorias do SUS. Um dos principais alvos é retirar os salários médicos da indigência no qual se encontram. Em especial no Estado de Minas Gerais. Em razão disso os médicos de Betim e Contagem já tiraram um indicativo de greve. O Sindicato dos Médicos de Minas Gerais faz aqui um balanço da vitoriosa paralisação de 5 de março nessas importantes cidades de Minas. Leia mais clicando no link abaixo ou lendo a transcrição da matéria:
Link
06/03/2008
Médicos de Betim e Contagem fazem assembléia hoje com indicativo de greve
Os médicos das redes municipais de saúde de Betim e Contagem vão se reunir hoje, às 19h, na sede do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais – Sinmed-MG para uma assembléia com indicativo de greve. A categoria espera, até a hora da assembléia, receber uma resposta dos gestores quanto às reivindicações da campanha 2008 para definir os rumos do movimento que pode deliberar, inclusive, por uma greve por tempo indeterminado.
As pautas de reivindicações foram entregues aos secretários de Saúde de Betim e Contagem no mês passado e mesmo depois de algumas reuniões com diretores do Sinmed-MG, nenhuma proposta foi apresentada. Por ser ano eleitoral, o prazo imposto pela justiça para concessão de reajuste salarial se encerra no início de abril, quando o Projeto de Lei já precisa ter passado por votação em dois turnos na Câmara Municipal e estar sancionado pelos prefeitos.
Balanço das paralisações de advertência
As paralisações de advertência de 24 horas realizadas ontem pelos médicos de Betim e Contagem mostraram que os profissionais estão engajados e dispostos a lutar por melhorias nas condições de trabalho e remuneração justa. O levantamento sobre as paralisações, feito pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, apresenta os seguintes resultados:
Contagem
Hospital Municipal José Lucas Filho: Atendimento parcial.
Maternidade Municipal: Atendimento normal.
Pronto Socorro Geraldo Pinto Vieira: Paralisação total, resguardados os atendimentos aos casos de urgência.
Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz: Atendimento parcial.
Unidades de Atendimento Imediato (UAI´s): 100% de paralisação, resguardados os atendimentos aos casos de urgência.
Centros de Saúde:
Paralisação total ou parcial: 38,9%
Funcionamento normal: 61,1%
Programa Saúde da Família (PSF):
Paralisação total, parcial ou unidades sem médicos: 87,8%
Atendimento normal: 12,2%
Betim
Hospital Regional: 100% de paralisação, resguardados os atendimentos aos casos de urgência.
Maternidade Pública Municipal: 100% de paralisação, resguardados os atendimentos aos casos de urgência.
Unidades de Atendimento Imediato (UAI´s): 100% de paralisação total ou parcial, resguardados os atendimentos aos casos de urgência.
Unidades Básicas de Saúde (UB's):
Paralisação total ou parcial: 68,4%
Funcionamento normal: 31,6%
Comentários