quarta-feira, 26 de março de 2008

ACORDO PT AÉCIO EM BH LEVANTA SUSPEITAS.

Uma aliança, já condenada por importantes setores do movimento sindical e do PT, entre o governo terceirizador de Aécio Neves e o Prefeito de BH, desperta suspeitas como a que está no link abaixo, divulgada pelo NOVOJORNAL, órgão da imprensa mineira que ainda mantém independência frente ao tucanato de Aécio Cunha.


..::NOVOJORNAL.com.br:.. Seu Portal de Notícias

24/03/2008, 16:03 - PT e PSDB manterão Caixa 2 de Ciro em BH Ciro Gomes entra na luta pela aliança PT/PSDB, na capital mineira, para viabilizar a candidatura de Márcio Lacerda Divulgação

Caixa 2 continua ... Após encontro com o prefeito da capital de Minas Gerais, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) informou que estivera com o ministro Hélio Costa e, ao pedir para que o mesmo não se opusesse a aliança do PT com o PSDB em Belo Horizonte, recebera como resposta que ele estava "incomodado", pois sofria pressão dos quadros do partido, completando: "mas o que eu senti, não foi o que ele me disse. O que eu senti é uma vontade legítima, em minha opinião, de também participar desse momento histórico", afirmou o ex-ministro da Integração Nacional.

Perguntado se tinham sido estas as palavras do ministro Hélio Costa, visto que Ciro é conhecido nacionalmente pela postura de colocar palavras na boca dos outros, desconversou, deixando igualmente de esclarecer a que momento histórico se referia.

Junto com o vice-presidente da República, José Alencar, do PRB, Costa procura se unir ao DEM e uma ala do PT mineiro, ligada ao ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, em oposição à aliança costurada pelo governador mineiro e pelo prefeito de Belo Horizonte.

A assessoria da Prefeitura de Belo Horizonte procura através de notas, desqualificar a iniciativa do ministro das Comunicações, alegando que ele trabalha para ser candidato ao governo do Estado em 2010 e tenta minar a articulação e os planos de Pimentel, que também se move de olho no Palácio da Liberdade. 

 É que o sucesso da eventual aliança, para o prefeito, pode representar o cobiçado apoio do governador tucano na disputa estadual.

Ciro informou ainda que disse a  Hélio Costa que é um entusiasta do acordo proposto na capital mineira. O candidato escolhido para o eventual palanque único é o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda. 

Filiado ao PSB, Lacerda foi o coordenador geral da campanha presidencial de Ciro em 2002 e ocupou o cargo de secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, de 2003 a julho de 2005, de onde foi afastado por participação no “valerioduto”.

Tentando dar uma aparência de interesse público, para afastar a crescente versão de que tudo não passa de uma grande negociata, afirmou: "O que Minas está dizendo ao Brasil? Que o interesse público está acima dessas mundanices paroquiais, dessas disputas de grupos e de pessoas, que tanto mal têm feito ao país".

Fontes do próprio PT afirmam que, ao contrário do declarado pelo deputado defensor da transposição do Rio São Francisco, não existe qualquer espírito público em jogo, sua entrada em cena demonstra apenas que recebeu ordens dos donos da empresa cearense La Fonte, pertencente a família  do senador Tasso Jereissati, ex-presidente do PSDB, seu padrinho político e sócio da construtora Andrade Gutierrez, na Telemar.

Esta afirmativa ganha corpo diante do fato que a aliança terá como candidato o maior empreiteiro da Telemar, Márcio Lacerda, sabidamente representante dos interesses de Walfrido dos Mares Guia.

A construtora Andrade Gutierrez, principal patrocinadora deste “acordo”, pretenderia  que após eleito prefeito, Márcio Lacerda entregasse a participação acionária que a Prefeitura de Belo Horizonte tem na Copasa, em pagamento de uma contestada dívida que a empreiteira alega ter a receber do município na escandalosa construção do Arrudas, dos viadutos e túneis da Lagoinha, valor hoje calculado em mais de R$ 500 milhões.

Os autênticos do PT mineiro, capitaneados pelo ministro Patrus Ananias, opõem-se a aliança para evitar que o partido, hoje com uma boa imagem na capital de Minas, seja arrastado para o campo das “negociatas”, o que já ocorre em nível federal.

Esta “aliança” entre o PT e PSDB já foi noticiada pelo Novojornal há mais de um ano, motivando o ajuizamento pela Fir Capital de uma Ação de Indenização. Diante dos documentos que seriam apresentados, a empresa desistiu da Ação proposta.

As mesmas fontes informam que o presidente Lula tem sido pressionado a aceitar a aliança por Paulo Okamoto, presidente do Sebrae, investidor do Fundotec  e “amigo” de Mares Guia. Pelo visto, Belo Horizonte será a vedete desta eleição municipal.

Notícia da Folha de São Paulo sobre participação de Márcio Lacerda no "valerioduto".

Matéria publicada pelo Novojornal no dia 26 de setembro de 2007.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo