quinta-feira, 17 de abril de 2008

ATO PÚBLICO DOS MÉDICOS NO CONGRESSO NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DO SUS E DO TRABALHO MÉDICO.

PESQUISA DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS APONTA ESCASSEZ DE MÉDICOS, EXCESSO DE TRABALHO E ELEVADA TAXA DE OCUPAÇÃO. A REMUNERAÇÃO, EM ESPECIAL NO SERVIÇO PÚBLICO, NÃO É CONDIZENTE COM A LONGA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E MESMO COM AS LEIS DE MERCADO. VEJA EM http://sindicatoexpresso.blogspot.com/2008/04/fundao-getulio-vargas-divulga-pesquisa.html


A RECENTE EPIDEMIA DE DENGUE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COLOCOU EM CHEQUE A SITUAÇÃO CRIADA PELA MÁ REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES INADEQUADAS DE TRABALHO. http://sindicatoexpresso.blogspot.com/2008/04/dengue-s-30-dos-mdicos-indicados-pelo.html


O MOVIMENTO MÉDICO AINDA CONFIA NO SUS, NA SUA CAPACIDADE DE SE TORNAR UM SISTEMA DE SAÚDE DEMOCRÁTICO E EFICIENTE NA ATENÇÃO À SAÚDE DA MAIORIA DOS BRASILEIROS.


POR ISSO NESSE DIA 17 HAVERÁ UMA MOBILIZAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL, PARA QUE SE CIENTIFIQUEM OS PARLAMENTARES DESSA SITUAÇÃO DIFÍCIL (obviamente, já devem ter ciência disso, só que agora não poderão alegar o desconhecimento como defesa para sua inércia nessa questão).



 


A matéria abaixo, divulgada no site do CFM (Portal Médico – q.v. link junto à matéria) informa à comunidade médica sobre o ato público em Brasília.



 


Mobilização no dia 17 marcará movimento de valorização do SUS e do trabalho médico


 


Por: Vevila Junqueira em:15/4/2008


Seção: Geral



 


Fonte: http://www.portalmedico.org.br/novoportal/index5.asp



 



 


     No próximo dia 17 de abril, em Brasília, os médicos brasileiros realizarão ato público no Congresso Nacional para chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a grave situação em que se encontra a saúde pública em nosso país.     


     Em documento encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva; ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão e às lideranças políticas, os presidentes das entidades médicas, Edson de Oliveira Andrade (Conselho Federal de Medicina), José Luiz Gomes do Amaral (Associação Médica Brasileira) e Eduardo Santana (Federação Nacional dos Médicos), manifestaram o descontentamento com a condução do SUS: “Ao atingirmos duas décadas de promulgação da Constituição que assenta os fundamentos do SUS, deparamo-nos com sérias deficiências na assistência à saúde prestada ao cidadão brasileiro, que necessitam imediata solução”.


    


     A sessão especial em homenagem ao Dia Mundial da Saúde e aos 60 anos de fundação da Organização Mundial de Saúde, no dia 9 de abril, motivou a votação e aprovação pelo Senado Federal da regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que define os valores que devem ser aplicados na área da saúde, e foi encaminhada para votação na Câmara dos Deputados.


    


     Para as entidades médicas que organizam o evento desta quinta-feira, os médicos devem agora concentrar esforços na Câmara dos Deputados para referendar a aprovação da Emenda.


          


     SERVIÇO:


     Manifestação pela Valorização do SUS e do Trabalho Médico


     Dia: 17 de abril – quinta-feira


     Horário: 14 h


     Local: Anexo II, Ala das Comissões, Plenário 02 da Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo