segunda-feira, 7 de abril de 2008

MÉDICOS FARÃO ATO PÚBLICO NO CONGRESSO NACIONAL


NOTA OFICIAL
Aos médicos e ao povo brasileiro


     No próximo dia 17 de abril, em Brasília, os médicos brasileiros realizarão Ato público no Congresso Nacional para chamar a atenção da sociedade e das autoridades constituídas para a grave situação em que se encontra a atenção à saúde pública em nosso país.


     A regulamentação da Emenda Constitucional 29 ainda não foi aprovada no Congresso Nacional por falta de empenho do Governo Federal. A não regulamentação significa que a perda anual do setor de saúde será de cerca de 20 bilhões de reais.


     Nós, médicos, temos compromisso histórico com uma atenção à saúde e um SUS de qualidade. Entretanto, ao atingirmos duas décadas de promulgação da Constituição que assenta os fundamentos do SUS, deparamo-nos com sérias deficiências na assistência à saúde prestada ao cidadão brasileiro, que necessitam imediata solução.


     As entidades médicas têm reiteradamente manifestado suas apreensões e apontado que a valorização do SUS e do trabalho médico é a solução para garantir a assistência médica em todos os rincões do país. O orçamento do SUS, com a regulamentação da EC 29, constitui fator fundamental para a consolidação da assistência necessária à saúde do povo brasileiro.


     Lutamos por um serviço público eficiente na área da saúde, com gestão competente e financiamento adequado; melhor estrutura, para melhor atendimento; reajuste nos honorários da tabela SUS; carreira de Estado e implantação de Plano de Cargos e Salários para os médicos atuantes no SUS.


   


Brasília, 02 de abril de 2008.



Conselho Federal de Medicina


Associação Médica Brasileira


Federação Nacional dos Médicos


















Dia Mundial da Saúde: médicos lançarão movimento em defesa da saúde pública





Os médicos da rede pública do Distrito Federal vão comemorar o Dia Mundial da Saúde, na próxima segunda-feira, sete de abril, com um gesto de responsabilidade e compromisso com o bem estar da população, doando sangue no hemocentro. O gesto também dará início ao Movimento Alerta Brasília, em defesa da saúde pública.
     
     Os médicos entendem que é preciso esclarecer a população sobre as atuais condições de saúde do DF. Para isso, vão iniciar um trabalho em busca do atendimento ideal, que compreende um atendimento médico hospitalar digno, com o paciente tendo acesso a todos os exames complementares como sangue, fezes, urina, radiografias, mamografias com resultados rápidos e garantia de retorno, para iniciar o tratamento caso seja necessário.
     
     “Além de um bom atendimento clínico, o médico quer que o paciente tenha outros atendimentos de qualidade e que seja garantido a ele o acesso a exames complementares, fundamentais para um melhor diagnóstico”, explicou o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, César Galvão.
     
     Além de melhorias salariais, os médicos querem melhores condições de trabalho o que irá garantir um atendimento de qualidade ao paciente. Ainda na segunda-feira, às 20 horas, a categoria estará reunida em assembléia para discutir os próximos passos do movimento. Os médicos estão com indicativo de greve e paralisação marcada para a zero hora do dia 22 de abril.
     


Fonte: 
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Médicos do DF - 04/04/2008


FENAM:::Federação Nacional dos Médicos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Sindicato Expresso

SINDMED-JF

SINDMED-JF
A luta sindical na Internet.

PARA INDICAR O SINDICATO EXPRESSO, CLIQUE NO LINK ABAIXO.

Indique este Site!

ACESSOS 2W

ASSINE O SINDICATO EXPRESSO - GRÁTIS E RECEBA EM PRIMEIRA MÃO.

Receba Sindicato Expresso por e-mail

Grupos do Google
Participe do grupo Sindicato Expresso
E-mail:
Visitar este grupo