CRM não pode punir Médicos por cobrar honorários abaixo da CBHPM

Matéria do Site Última Instância - esclarece que Médicos não podem ser punidos por cobrar honorários abaixo dos valores do CFM. Leia na transcrição abaixo. Decisão de considerar infração ética a cobrança de honorários inferiores aos da CBHPM foi anulada por sentença do Tribunal Regional Federal.




Médicos não podem ser punidos por cobrar honorários abaixo dos valores do CFM


A Justiça Federal do Mato Grosso do Sul declarou nula a Resolução CRM/MS 02/2004 e quaisquer procedimentos administrativos que tenham sido instaurados contra médicos que realizaram cobrança de procedimentos médico-hospitalares em desacordo com os valores expressos na CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos).

A decisão atendeu ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal no Mato Grosso do Sul em desfavor do CFM (Conselho Federal de Medicina) e do CRM/MS (Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso do Sul).

O MPF alegou que a atitude impositiva dos Conselhos de Fiscalização Profissional, exigindo a irrestrita adoção da tabela CBHPM dos médicos sul-mato-grossenses feriu os princípios constitucionais da legalidade e da livre iniciativa.

Além disso, ainda segundo a denúncia do Ministério Público Federal, a medida gerou sérios prejuízos aos consumidores de planos de saúde do Estado, vez que muitos médicos foram forçados a se descredenciarem de planos que pagavam valores abaixo dos fixados na tabela CBHPM, diante da ameaça de sofrerem sanções ético-profissionais.

Na sentença, o juiz federal Clorisvaldo Rodrigues dos Santos esclareceu que não há previsão legal para que o Conselho Federal limite a atividade profissional do médico, determinando que proceda aos atendimentos somente mediante cobrança de um preço mínimo ora fixado pelo CFM.

Além de alterar o conteúdo das resoluções, também foi determinado que o CRM/MS se abstivesse de punir profissional credenciado em seu conselho com base nas Resoluções CFM 1673/2003 e CRM/MS 02/2004 e divulgasse o conteúdo da sentença na mídia local, sob pena de multa diária no valor de cinco mil reais.

Sábado, 19 de abril de 2008

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAX SINDICAL - COOPERATIVAS E HOSPITAIS QUEREM ABOLIR DIREITOS TRABALHISTAS.

Médicos da Prefeitura de Juiz de Fora são órfãos abandonados do serviço público municipal

MÉDICO DE JUIZ DE FORA E ZONA DA MATA: LEIA E COMPREENDA QUE VALE A PENA SE FILIAR AO SINDICATO DA NOSSA CATEGORIA PROFISSIONAL